Mãe: ter uma é ótimo, mas ter duas é incrível!

14 de dezembro de 2020 às 17:15

Editoria

Por meio da personagem Malu, as escritoras e letrólogas paulistas Nanda Mateus e Raphaela Comisso dialogam com as crianças sobre diversidade familiar e desmistificam a homoparentalidade.

Nanda Mateus trabalha com educação e inovação em tecnologias para escolas e instituições, enquanto Raphaela Comisso atua como editora de livros didáticos. Ambas são escritoras e formadas em Letras, mas têm em comum mais que a paixão pela escrita.

Desde 2011, elas vivem uma relação homoafetiva. E foi o fruto desse relacionamento, o filho Teco, que trouxe a motivação ideal para escreverem, juntas, Mãe não é uma só, eu tenho duas!, lançamento da Saíra Editorial. A ideia do livro veio justamente depois de buscarem, sem sucesso, uma leitura que representasse a família delas.

A quebra de estigmas e a desconstrução do formato socialmente aceito começam pelo título da obra. Temas que ainda são tabus, como a homoparentalidade e a diversidade familiar, são abordados por meio da rotina na casa da pequena Malu. A menina alegre e esperta de cinco anos tem duas mães para passear, brincar, ser cuidada e receber carinho e muitos beijinhos: a mami Dora e a mamá Lara.  
 
As duas adoram as caretas que eu faço quando como morangos. (Pág. 10, Mãe não é uma só, eu tenho duas!)
 
Assim, mães e filha passam o tempo em divertidos momentos, como tomar o café da manhã, fazer passeios com o cachorro Dendê, ir ao parque ou contar história antes de dormir. As lindas ilustrações de Veridiana Scarpelli contribuem para despertar nas crianças ainda mais identificação com os temas.

Mãe não é uma só, eu tenho duas! é uma ferramenta de identificação e construção de valores para que o (pequeno) leitor possa compreender que amor, beleza e empatia independem da composição familiar. Uma aula prática sobre respeito à diversidade.

Ficha técnica
Título: Mãe não é uma só, eu tenho duas!
Autoras: Nanda Mateus e Raphaela Comisso
Editora: Saíra Editorial
ISBN: 978-65-86236-06-4
Formato: 21 x 21 cm
Preço: R$ 23,00
Número de páginas: 32 páginas
Link de venda: https://amzn.to/3fu6d3w


Sinopse: Você vai conhecer a Malu, que tem dias muito animados! Tem mãe que canta, mãe que cozinha, mãe que dá banho e muito carinho. Quanta mãe! Mas será que uma delas teve a Malu de dentro da barriga? Será que as duas mães deram de mamar para a Malu? Será que ter duas mães é diferente de ter uma só? Abra o livro e conheça a história de uma criança com uma família igual a muitas que ela tanto admira, cheia de amor e muito sorriso! E quantos formatos de família você conhece? O livro vai mostrar a você que cada família é uma – e que, na casa da Malu, mamães existem duas.

Sobre as autoras:


Nanda Mateus nasceu em São Paulo (SP), em 1983. Filha de um contador de histórias com vocação para os números, desde pequena se aninhou entre livros. A profissão não poderia ficar distante disso, estudou Letras na PUC-SP e depois fez outros cursos voltados para o mundo do ensino. Até hoje dedica o seu tempo à educação e à inovação em tecnologias para escolas e instituições. Em 2011, Raphaela e ela se conheceram e nunca mais se separaram. Desse amor com muito afeto, em 2016 nasceu o Teco, que é a maior inspiração delas.

Raphaela Comisso nasceu em Campinas (SP), em 1987, e já morou em vários lugares. Por amar o mundo da leitura, se formou em Letras na Unicamp e, desde então, trabalha como editora de livros didáticos. Depois foi fazer mestrado em Estudos Culturais na USP, na mesma época em que o Teco chegou à vida vida delas. Começaram então a buscar livros infantis que representassem a família, mas não encontraram nada muito legal. Uma escritora que adoram, a Toni Morrison, diz que, se você tem vontade de ler um livro, mas ele ainda não existe, então você mesmo deve escrevê-lo. Foi isso que fizeram, juntas.

Sobre a ilustradora


Veridiana Scarpelli nasceu em 1978 em São Paulo (SP), e se formou em Arquitetura e Urbanismo na USP. Já trabalhou com projeto de móveis e objetos e deu várias voltas para entender que era na ilustração o seu lugar. Desde 2007 vem trilhando um caminho que começou com a ilustração de revistas e jornais. Em 2012 lançou o primeiro livro como autora “O sonho de Vitório”, e começou gradativamente a se aproximar do mundo da ilustração de livros.

Por Gabriela Bubniak, da LC Agência
<gabrielab@lcagencia.com.br>