....

Jesus de Nazaré: o maior judeu da história

16 de janeiro de 2025 às 12:03

Igor Sabino, especialista em conflitos israelo-palestinos, analisa o preconceito cristão contra o povo do Messias

Ao longo dos séculos, a Igreja distorceu ensinamentos cristãos para justificar a perseguição ao povo judaico. Esta afirmação de Igor Sabino, especialista no conflito israelo-palestino e doutor em Ciência Política, demonstra como o antissemitismo, um dos preconceitos mais antigos da história, continua a se manifestar de forma persistente. No livro Jesus, um judeu, o autor apresenta uma análise sobre a relação entre cristãos e judeus ao abordar o impacto da discriminação religiosa e as consequências de interpretações distorcidas da Bíblia.
 
Com uma vasta experiência e conhecimento no assunto, o estudioso transmite uma reflexão crítica e fundamentada sobre o tema. A obra propõe não só uma análise acadêmica, mas uma mensagem de amor e reconciliação, com um apelo a uma aliança restaurada baseada no respeito e no amor ao próximo.
 
Ele inicia a narrativa descrevendo os ataques terroristas de 2023, que renovaram o antissemitismo no mundo, inclusive no Brasil. O livro, que começou a ser escrito em 2022, deveria ser publicado no segundo semestre de 2023, mas os eventos de 7 de outubro mudaram o curso da produção. Ao acordar com mensagens de desespero de amigos israelenses, o autor percebeu a urgência de atualizar o conteúdo e aprofundar a reflexão sobre a temática.
 
"Este é um livro que eu não gostaria de ter escrito.
No entanto, à medida que o escrevia, percebia que ele
se tornava mais urgente e necessário",

(Jesus, um judeu, p. 17).

Com capítulos que abordam desde os estereótipos antijudeus perpetuados a partir dos tempos de Lutero até o papel do cristianismo no Holocausto, Sabino defende que o antissemitismo é como um pecado, porque ofende a própria essência de Cristo.  Ele também propõe a interpretação dos textos bíblicos, em que mensagem é clara: “a Bíblia deve ser uma fonte de cura, não de divisão, e ela ensina a amar o povo que preservou as Escrituras divinas ao longo dos séculos”, sustenta.
 
Jesus, um judeu vai além de um alerta sobre as feridas históricas não cicatrizadas. É um chamado à construção de pontes para informar, esclarecer e, acima de tudo, promover a paz.
 
Ficha técnica:
 
       - Título: Jesus, um judeu;
       - Subtítulo: O absurdo do preconceito cristão contra o povo do Messias;
       - Autor: Igor Sabino;
       - Editora: Mundo Cristão;
       - ISBN: 978-65-5988-384-4;
       - Páginas: 192;
       - Formato: 14x21 cm;
       - Preço: R$ 54,90;
       - Onde encontrar: Amazon
 
Sobre o autor: Igor Sabino é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba. É gerente de conteúdo da StandWithUs Brasil e pesquisador do The Philos Project. Também é autor do livro Por amor aos patriarcas: Reflexões brasileiras sobre antissemitismo e sionismo cristãos, publicado pela Editora 371. Pesquisa sobre religião e política internacional. 
 
Sobre a editora: Fundada em 1965 na cidade de São Paulo pelo missionário americano Peter Cunliffe, a Editora Mundo Cristão publica Bíblias e livros de autores nacionais e estrangeiros e de diversos gêneros literários, sempre pautados pela postura teológica cristã, histórica e equilibrada.