Segurança de Bolsonaro que agrediu jornalistas é coronel do Exército e ligado ao GSI

13 de dezembro de 2021 às 19:05

Violência/Liberdade de Imprensa

O agente da equipe de segurança de Jair Bolsonaro que agrediu e ameaçou repórteres da TV Bahia e da TV Aratu neste domingo (12), durante uma visita presidencial à região de Itamaraju, no sul da Bahia, fortemente atingida pelas chuvas, é o coronel do Exército Gustavo Suarez da Silva. 

Suarez assumiu a diretoria do Departamento de Segurança Presidencial - subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Augusto Heleno - em março de 2020. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, o GSI não respondeu aos pedidos para que o episódio fosse esclarecido.

Coronel do Exército Gustavo Suarez da Silva (Foto: Reprodução)

A agressão aconteceu quando a repórter TV Bahia, afiliada da Globo, Camila Marinho e o cinegrafista Cleriston Santana se aproximaram de Jair Bolsonaro pouco após ele descer do helicóptero que havia feito um sobrevoo pela região afetada pelas chuvas. Foi quando um dos seguranças, identificado como o coronel Suarez,  tentou impedir o trabalho dos jornalistas. Quando os microfones esbarram nele, o militar  disse que os repórteres estavam batendo nas costas dele e ameaçou: "se bater de novo vou enfiar a mão na tua cara. Não bata em mim, não batam em mim". 

Pouco depois, um apoiador de Bolsonaro puxou os microfones e agrediu os profissionais de imprensa. Em nota, a Globo afirmou ser “escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa”.

Leia a íntegra da matéria no Brasil 247: https://www.brasil247.com/brasil/seguranca-de-bolsonaro-que-agrediu-jornalistas-e-coronel-do-exercito-e-ligado-ao-gsi