Dando sequência às ações que visam garantir a segurança alimentar dos consumidores e feirantes no Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB), o Ministério Público de Barreiras reuniu no último dia 2 (quinta-feira), representantes de diversas entidades para uma vistoria nas instalações, seguida de uma reunião com definição de novas ações a serem implantadas no local.
Foto: Dircom/GovBarreiras/BA
O poder público municipal esteve representado pelo secretário José Marques, pela subsecretária Manuela Maia, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e pelo chefe de Gabinete, Jéferson Barbosa, além da Vigilância Sanitária, Procuradoria e Procon.
“É fundamental buscar na coletividade a melhoria dos problemas existentes no CAB, e hoje mais um passo foi dado. Procuramos seguir as orientações do Ministério Público com rigor como fizemos ao produzir um manual de boas práticas, que será adotado pelos feirantes, claro que outros ajustes são fundamentais na garantia de melhores condições de trabalho e na oferta de produtos de qualidade ao público, certamente vamos avançar muito depois deste encontro”, destacou o secretário José Marques.
O foco da vistoria foram os produtos de origem animal, com ênfase à comercialização da carne clandestina, uma questão que há um bom tempo tem sido alvo de fiscalizações do Ministério Público e parceiros. A intensificação no controle das carnes destinadas aos consumidores e a obrigatoriedade de oferecer capacitação aos feirantes sobre boas práticas na manipulação dos alimentos foram alguns dos pontos elencados na reunião e que farão parte de um plano de trabalho amplo a ser posto em prática pelos parceiros.
“A atuação do Ministério Público em conjunto com outros órgãos municipais e estaduais para a melhoria do CAB já vem ocorrendo há alguns anos, esta reunião serviu para estabelecer estratégias de curto e longo prazo, como a instalação do sistema de vigilância, controle de pragas, fiscalização permanente do local, melhoria na segurança do entorno, e até mesmo, a viabilidade da instalação de um CEASA em nosso município, que abastece toda a região e já possui porte para tanto. Vale ressaltar a importância da participação dos feirantes, bem como da colaboração da sociedade como um todo, visando conferir ao CAB um local digno de visitação, podendo até mesmo se tornar um ponto turístico local”, disse o Promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Barreiras, José Ricardo Soares da Costa.
Instituições participantes: Integraram as vistorias representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab); Vigilância Sanitária Municipal(Visa); Sistema de Inspeção Municipal (SIM); Sebrae; Senai; Senar; Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras; Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Procon e CONSID.
Dircom Governo de Barreiras, Bahia