Dia da Mulher Rural: conheça a história de Greice, produtora rural que preside sindicato e trabalha pela agricultura e pecuária de LEM

14 de outubro de 2024 às 17:57

calendário/feriados/datas comemorativas
Para enfatizar a força das mulheres rurais, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia traz neste 15 de outubro, data em que se comemora o Dia da Mulher Rural, a história da associada Greice Kelli Fontana Klein, produtora rural, advogada, administradora e corretora de imóveis. Além da advocacia, ela trabalha ativamente na administração das atividades rurais da família, atualmente exerce a presidência do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, defendendo os interesses da agricultura e pecuária de uma das regiões mais produtivas do país, e é coordenadora da região oeste da Federação de Agricultura da Bahia – Mulher.
 

Greice Kelli Fontana Klein
- Foto: Divulgação
 
Data é celebrada no dia 15/10 e Sicredi União
MS/TO e Oeste da Bahia reforça o protagonismo e liderança das mulheres rurais
 
O pai de Greice, Gelso Fontana foi um dos fundadores do Sicredi em Espumoso-RS e sempre teve em sua vida o espírito cooperativista, passando estes valores aos familiares, que trabalharam para a instalação do Cooperativismo e do Sicredi em Luís Eduardo Magalhães, Bahia, onde Greice se associou no Sicredi de LEM.
 
As Cooperativas têm exercido papel importante para as mulheres rurais, pois incentiva a sua autonomia econômica e financeira, ajudando a construir o futuro, tanto na organização/produção como também no crédito, isso possibilita a competitividade e permanência da atividade e consequentemente modifica o ambiente onde essas mulheres e suas famílias estão inseridas, dando melhores oportunidades e qualidade de vida”, ressalta a produtora rural.
 
O envolvimento das mulheres no campo contribui para a segurança alimentar e nutricional, a gestão de recursos naturais, a liderança em diversas empresas e para ações comunitárias no setor agrícola.
 
Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em estudo parceiro com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), quase 11 milhões de mulheres trabalharam no agronegócio brasileiro em 2023. Comemorar o dia da Mulher Rural eleva a consciência das pessoas e traz visibilidade sobre a importância das mulheres que trabalham no campo e na construção de uma agricultura sustentável e são responsáveis por ajudar a matar a fome do mundo”, destaca Greice. 
 
O Sicredi tem como propósito construir uma sociedade mais próspera, e uma sociedade só pode prosperar com diversidade, equidade e sustentabilidade, isso é premissa para nós. Partindo dessa visão, atuamos em diversas frentes para incentivar o protagonismo das mulheres no setor é uma forma de sermos agentes da transformação que queremos ver no mundo, trazendo oportunidades, educação, desenvolvimento local e nacional, além de colocar as pessoas onde elas devem estar: no centro” destaca Giego Michel Scholz, Gerente da Agência Agro em Luís Eduardo Magalhães.
 
No momento em que a participação feminina ganha novos espaços na sociedade, a mulher rural no Brasil representa uma importante força motriz no desenvolvimento do agronegócio. Por meio de muito trabalho, competência e mérito, elas conquistam lugares em todas as cadeias produtivas.
 
A mulher do campo tem a missão de cultivar as terras, jogar a semente no chão, colher os frutos e transformam o mundo, sempre com fé e esperança em um futuro melhor” finaliza Greice.
 
Para as mulheres rurais interessadas em se tornarem uma associada do Sicredi basta procurar uma agência Sicredi mais próxima.
 
Por Dávila Kess, da Agência Immagine/Sicredi