O Concurso de Ladainhas acontecerá no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, que será exaltada e comemorada para destacar a importância da cultura afro – brasileira e sua contribuição para a sociedade, com início às 08 horas, na Praça da Juventude.
Conforme Éder Medeiros, coordenador do Projeto, em parceria com Izabel Araújo, coordenadora pedagógica do Sesi de Barreiras, este evento é uma oportunidade inclusiva, aberta a todos, independentemente da faixa etária, sexualidade ou nível de conhecimento na capoeira e as inscrições são gratuitas. O que será julgado e avaliado no concurso serão as músicas e as letras autorais de capoeira.
“Mais do que uma simples competição artística, o concurso é um valioso instrumento para a valorização da Cultura afro-brasileira e da Capoeira Angola, fundamentais para a nossa identidade cultural regional”, destacou Éder.
Os critérios de avaliação incluem o contexto regional, originalidade, interpretação, impacto cultural e a ênfase na Consciência Negra, assegurando que cada performance celebre a rica diversidade da cultura afro-brasileira. Para divulgar o projeto e convidar a comunidade serão feitas nesta semana visitas às Escolas Municipais para expandir e explicar sobre o concurso e incentivar os jovens a participarem.
Arte/Dircom Gov Barreiras/BA
Dircom Governo de Barreiras, Bahia