Começa nessa segunda (09), 14h, nas dependências da UNEB, em Barreiras, a sexta turma do curso Jornalismo e Inovação, iniciativa do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). O programa, focado em Inteligência Artificial, procura atender as necessidades dos profissionais em utilizar as ferramentas tecnológicas para atender as novas exigências do mercado, que surgem em velocidade muito maior do que a formação universitária consegue oferecer.
Reprodução/pt.linkedin.com/
Durante as 40 horas do curso, os jornalistas vão imergir em ferramentas como Chat GPT, Midjourney e outras IAs, debater temas como Metaverso, Brainet, Multimídia e Omnichannel, se familiarizar com termos como Blockchain, Criptomoedas, NFT, Esports, Deep Fake e IAs, além de trabalhar de forma prática com ferramentas úteis para o trabalho do dia-a-dia.
Para dar o conteúdo do curso o Sinjorba convidou o jornalista e especialista em tecnologia Alberto Oliveira. “Ele vai desenvolver com os alunos um programa teórico e prático, intensivo, de forma que ao final todos que participaram poderão usar Inteligência Artificial para potencializar e agilizar sua atividade profissional, além de criar novos produtos de comunicação”, diz o presidente do Sindicato, Moacy Neves, que, inclusive, estará presente na primeira aula, nessa segunda (09).
O curso Jornalismo e Inovação faz parte do Programa Jornalista do Futuro, lançado em outubro pelo Sinjorba. A iniciativa já passou, desde outubro, por Salvador, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna e Teixeira de Freitas. Essa semana e na próxima atenderá os jornalistas de Barreiras e Vitória da Conquista.
Apoio
O programa Jornalista do Futuro tem o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado. Em Barreiras, a entidade conta com a parceria da Associações dos Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), do grupo João Cezar Guimarães e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde ocorrerão as aulas.
Assimp Sinjorba