Em diálogo na Reitoria da Ufob, prefeito eleito Otoniel Teixeira e o vice Túlio Viana reforçam parceria com a Universidade Federal

18 de dezembro de 2024 às 12:09

educação superior/fies
No dia de ontem, segunda-feira (16), o prefeito eleito de Barreiras, Otoniel Teixeira, e o vice Túlio Viana, participaram de uma reunião com o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Jacques de Miranda, e o vice, Antonio Souza, para fortalecer a relação institucional e a realização de novas parcerias, com destaque para os cursos na área da saúde, cujo objetivo é auxiliar na melhoria das condições de vida dos munícipes e o apoio aos acadêmicos.


Foto: Assimp União Brasil/Barreiras (BA)
 
Na pauta, também foi discutido o posicionamento dos novos gestores sobre o Projeto de Lei 020/2024, que autoriza o Poder Executivo a delegar, por meio de Parceria Público-Privada na modalidade Concessão Administrativa, a gestão do Hospital Municipal de Barreiras, na forma da Lei Federal Nº 11.079/2004.
 
Na oportunidade, Otoniel Teixeira e Túlio Viana aproveitaram para esclarecer que a PPP não corresponde a uma privatização do serviço hospitalar, pois o hospital continuará pertencendo ao município. O que se pretende é realizar um modelo de gestão que tem como pressuposto a qualidade da prestação do serviço para o usuário, uma vez que uma parcela do pagamento está condicionada ao cumprimento de indicadores de desempenho. 
 
O reitor frisou o reconhecimento sobre a importância do equipamento anunciado e aproveitou o momento para explicar os motivos que levam a Universidade a apresentar mais uma alternativa ao modelo de gestão proposto para avaliação do município. “Barreiras possui uma posição estratégica na Região e dispõe um curso de medicina federal, que a coloca em condição privilegiada para pleitear ingresso na maior rede hospitalar pública do país, gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)”,  destaca professor Jacques que no encontro também reforçou a posição institucional da Ufob em apoiar o poder municipal nas ações de articulação junto ao Ministério da Educação e EBSERH para, havendo interesse do município, transformar o Hospital Municipal de Barreiras em um Hospital Universitário.
 
Otoniel Teixeira esclareceu que está aberta a Consulta Pública acerca do projeto de PPP do Hospital Municipal no site do Município, onde a população pode interagir e acompanhar todas as fases do projeto. Ele reforçou ainda, a parceria com a Universidade e a importância de integrar os acadêmicos estagiários dos cursos de saúde, na rotina hospitalar. 
 
Nosso compromisso é garantir 100% de parceria com os estagiários dos cursos de saúde, oferecendo oportunidades práticas e contribuindo para a formação profissional dos futuros profissionais de saúde. Temos certeza de que essa Parceria Público-Privada será um ganho para todos os munícipes de Barreiras e de outras cidades que têm Barreiras como referência. A maior demonstração do êxito desse modelo temos em curso na nossa cidade com a PPP da iluminação, que em apenas um ano, elevou a iluminação pública de Barreiras a uma condição de excelência”, pontuou Otoniel Teixeira. 
 
Audiência Pública – Nesta quarta-feira (18), às 14h, a Prefeitura de Barreiras realizará na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública de forma presencial, com transmissão ao vivo pelas redes sociais, para apresentação do Projeto Parceria Público-Privada na modalidade de concessão administrativa que prevê a operação, manutenção das instalações e gestão de serviços assistenciais e não assistenciais do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza. 
 
Assimp União Brasil/Barreiras (BA)