Barreiras: prefeito, vice e vereadores tomaram posse no primeiro dia do ano

02 de janeiro de 2025 às 12:42

TSE/eleições
Prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2024 tomaram posse nos respectivos cargos para mandatos de quatro anos no dia de ontem, quarta-feira (1º). De acordo com a página de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 5.543 prefeitos, 5.543 vice-prefeitos e 58.072 vereadores empossados para mandatos de quatro anos no país. A partir de então vão se servir de salários provenientes de dinheiro público e benesses próprias do cargo que assumirão.
 

Túlio Viana e 
Otoniel Teixeira. Reprodução/jornalnovafronteira.com.br/
 
Em Barreiras, município localizado na região Oeste da Bahia, não foi diferente. Otoniel Teixeira e Túlio Viana, prefeito e vice respectivamente, tomaram posse na tarde de ontem, quarta-feira (1º). Em seu discurso, Otoniel agradeceu ao prefeito Zito Barbosa e disse disposto em trabalhar de forma harmônica com o Legislativo, de forma que atenda os anseios e necessidades da população barreirense. Também reafirmou o compromisso de buscar soluções para os problemas do município e conduzi-lo rumo ao desenvolvimento no decorrer de seu mandato.
 
Vale ressaltar, Otoniel vai assumir a cadeira do Executivo numa situação totalmente diferente de seu padrinho político Zito Barbosa que em 2017 assumiu seu primeiro mandato, com os cofres da Prefeitura abarrotados com mais de R$ 178 milhões relativos aos precatórios do extinto Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (FUNDEF), substituído pelo Fundeb.
 
Quem é Otoniel Teixeira

Vereador por 12 anos, em seu histórico não existe nenhum decreto que se possa destacar para o bem-estar da população de Barreiras. No seu perfil no portal da Câmara de Vereadores na internet descreve apenas ser filiado ao partido União Brasil, graduado em Publicidade e Propaganda pela FASB e pós-graduado em Gerência de Negócios.
 
Lembrando que no passado foi filiado ao PC do B, PDT e PSD. Foi presidente da Câmara no período de 2021 a 2022, no final de sua gestão concedeu uma entrevista a TV Câmara onde fez um balanço nada consistente relativo aos 2 anos à frente do Legislativo barreirense. Segundo ele, sua grande ação foi devolver ao Executivo a sobra de 4 milhões do farto duodécimo que o Legislativo recebe mensalmente como se fosse um grande ato e não uma obrigação determinada pelo Parecer nº 00785-20, do TCM/BA.
 
Eleição turbulenta para presidência da Câmara 
 
Na cerimônia, os 19 vereadores eleitos também foram empossados. A eleição para escolha da presidência da Câmara foi conduzida pela vereadora Beza por se a decana entre os eleitos. Após um início marcado por tumultuado entre parlamentares e coligados, o resultado foi a eleição do oposicionista Yure Ramon (PRD), por 10 votos a 9. Os demais membros da Mesa Diretora foram: Carmélia da Mata, vice; Delmah Pedra, primeira secretária e Dra Graça, segunda secretária.
 

Reprodução/Rede Social
 
Dizer que o fato é histórico, que houve rasteira ou que haverá independência do Legislativo é pra quem nunca buscou conhecer o processo político local para a mesa diretora em eleições legislativas em Barreiras. Agora se haverá uma oposição branda ou ferrenha nos próximos dois anos ninguém sabe, diz o ditado bíblico “O futuro a Deus pertence” e quem tem a caneta tem mais poder, como declarava o ex-presidente Jair Bolsonaro em seu governo. O que ocorreu foram acordos e venceu quem teve melhores articulações. Ressaltando que Danilo Henrique e Tito tiveram papel essencial nas negociações.
 
Quem é Yure Ramon
 
No seu perfil no portal da Câmara Municipal de Vereadores não consta informações básicas como profissão, grau de instrução ou nível educacional. Apenas que é filiado no partido Renovação Democrática (PRD), é filho de feirantes, começou a trabalhar muito jovem, é conhecedor da zona rural e que em seu mandato irá contribuir com o desenvolvimento do município e se comprometer com os interesses da população barreirense. Vai assumir seu segundo mandato na vereança.
 
Da Redação