Riachão das Neves (BA): prefeito Moab Santana enfrenta desafios nos primeiros dias de Governo

12 de janeiro de 2025 às 12:09

gestão municipal/governo municipal
Em seus primeiros dias de governo, o prefeito de Riachão das Neves, Moab Santana, diz que está trabalhando intensamente para superar os desmandos deixados pela gestão anterior. Ele também ressaltou dificuldades enfrentadas por sua equipe de transição para acessar informações sobre diversos setores da administração pública municipal. 
 

Foto: Ascom Município/Edição Bing/Divulgação
 
Segundo Santana, alguns servidores trataram a equipe de transição com indiferença, negando informações ou ausentando-se de seus postos de trabalho, para não colaborar no fornecimento de dados. Essa situação prejudicou a análise de contratos de execução de obras, consórcios, convênios, levantamento de bens e patrimônios, além da produção de relatórios sobre a estrutura funcional e o quadro de servidores.

A falta de atendimento às solicitações de informações atrasou o cronograma de atendimento às demandas da equipe de transição e atrapalhou algumas ações importantes para o início do novo governo. Moab Santana afirmou que encontrou o município em estado de sucateamento, necessitando de medidas emergenciais para resolver questões estruturais e administrativas. “Um dos exemplos é o estado crítico do prédio da prefeitura. Não temos condições de atender a população num ambiente tão bagunçado. Paredes sujas, piso esburacado, móveis danificados, vidraças quebradas, forro deformado”, declarou o prefeito.
 

Foto: Ascom Município/Edição Bing/Divulgação
 
Os setores de gabinete, administração, finanças e procuradoria serão provisoriamente realocados em pontos locados até que as reformas sejam concluídas. Outro grave problema identificado por Moab é a situação da frota de veículos, com a maioria dos carros e maquinários fora de uso ou em condições precárias, faltando peças e acessórios.
 
Localizamos 58 veículos, incluindo carros pequenos, SUVs, caminhões, ônibus escolares, maquinários e quatro motos adquiridos por meio de doações ou convênio dos governos estadual ou federal. Somente 18 veículos funcionam, dentre eles uma moto sem motor. Encontramos ônibus escolares e ambulâncias sem baterias, caçambas e ônibus sem motor, além de uma pá carregadeira sem condições de uso”, declarou o secretário de transportes, Paulo Jovandes.
 
Calendário Escolar
 
A Secretária de Educação, Sádia Lopes Bonfim, destacou que a situação caótica da educação poderá causar atrasos no calendário escolar. Algumas escolas estão totalmente depredadas, necessitando de reformas no telhado, paredes, piso, banheiros, cadeiras e carteiras. “Eu e o prefeito ainda não tivemos tempo de visitar todas as escolas, principalmente da zona rural, mas vistoriamos grande parte delas e concluímos que não estão em condições de funcionamento”, afirmou Sádia, que possui vasta experiência na área educacional.
 
As escolas estão necessitando de reformas no telhado, paredes, piso, banheiros, cadeiras e carteiras que estão quebradas. Não temos condições de iniciar as aulas em fevereiro”, declarou.
 
A nova secretária 
 
Sádia trabalha na educação há 30 anos. É formada em pedagogia, graduada em geografia, pedagogia, bacharel em direito, coordenação pedagógica e supervisão escolar. Além disso, é pós-graduada em gestão escolar, tem formação em educação especial e está cursando faculdade de Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG).
 
Saúde precária
 
A precariedade dos prédios e da estrutura interna dos postos de saúde e do hospital municipal também foi ressaltada. O prefeito Moab Santana está realizando um levantamento completo e já está adotando as providências necessárias para garantir melhorias à população de Riachão das Neves em todos os setores. Breve traremos novas informações.
 
 
Fonte: ASCOM/Município/Edição Bing
Leia a íntegra da matéria no Alô Alô Salomão: https://aloalosalomao.com.br/