A OAB Bahia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram um protocolo de intenções para implantar o “Guichê Virtual” e garantir à advocacia baiana atendimento remoto exclusivo pelo INSS. A novidade incrementa a parceria já existente entre as instituições, que, por meio do INSS Digital, vem permitindo à classe requerer benefícios previdenciários e encaminhar documentos de maneira on-line.
Autoridades na assinatura de protocolo. Foto: OAB/BA/Divulgação
Incrementando parceria que deu origem ao INSS Digital, iniciativa garantirá à advocacia baiana atendimento remoto exclusivo pelo INSS |
A assinatura do protocolo aconteceu na manhã desta segunda (13), na sede da seccional, e contou com as presenças da presidenta da OAB-BA, Daniela Borges; do vice Hermes Hilarião; da secretária-geral Cléia Costa e do secretário adjunto Raphael Pitombo, além do procurador-geral da OAB-BA, Raphael Matoos; e de Ana Izabel Jordão, que integrou a Comissão de Direito Previdenciário da OAB-BA no último triênio. Representando o INSS, estiveram presentes o superintendente do INSS no Nordeste, Caio Figueredo; do gerente-executivo do INSS em Salvador, Ygor Sousa.
O Guichê Virtual estará disponível nos próximos 60 dias por meio de agendamento e priorizará aqueles serviços que não são ofertados por meio do Meu INSS, proporcionando resolutividade e diminuindo a necessidade de deslocamento até as Agências da Previdência Social (APS).
"Esse é um importante passo que a OAB Bahia dá, em parceria com INSS, que trará muito mais condições para a advocacia que atua na área previdenciária exercer sua profissão. Espero que a gente possa colher rapidamente os frutos dessa novidade e que possamos seguir com nossa interlocução com o INSS, reforçando aquilo que efetivamente significa uma boa previdência social na Bahia", destacou Daniela Borges.
Ana Izabel Jordão disse que a novidade atende a um pleito antigo da OAB-BA, que sempre lutou para que a advocacia não precisasse se deslocar para ter atendimento, sobretudo a que vive no interior “Esse é um ponto relevante, que conquistamos com nossa intervenção direta junto ao INSS”, completou.
Para Eddie Parish, que presidiu a Comissão de Direito Previdenciário da OAB-BA no último triênio, o Guichê vai potencializar a advocacia previdenciária, permitindo que todos os advogados que atuam na área administrativa do INSS possam advogar de onde trabalham ou residem, sem precisar se deslocar. “Isso é uma evolução sem precedentes. É a experiência do Poder Judiciário trazida para a parte administrativa do INSS”, destacou.
O superintendente do INSS no Nordeste, Caio Figueredo, lembrou que toda a advocacia do estado, incluindo a que mora no interior e tem dificuldade de se deslocar para Salvador, poderá fazer seu agendamento e ser atendida do local onde mora e trabalha.
Com opinião semelhante, o gerente-executivo do INSS em Salvador, Ygor Sousa, disse que a novidade trará muita facilidade para o advogado e a execução da sua prática de trabalho, uma vez que será possível fazer todos os requerimentos e solicitações do seu local de trabalho, trazendo melhor atendimento e mais facilidade de interação entre a advocacia e o INSS.
Assimp OAB/BA