Sema e Aiba discutem ações do Pacto do Cerrado

21 de janeiro de 2025 às 17:22

meio ambiente/cerrado
Com objetivo de fortalecer, ainda mais, as ações do Pacto Pelo Cerrado, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), sentaram à mesa para traçar o planejamento conjunto para o ano de 2025. O Pacto prevê a implementação de ações prioritárias na redução de desmatamento ilegal e preservação do bioma, além de criar as condições para a transição visando um modelo de desenvolvimento sustentável na região. Em 2024, a Bahia foi o único estado da região do Matopiba (área compreendida entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que reduziu o desmatamento e obteve um recorde na produção, o que mostra os resultados efetivos das ações do programa.
 

Reunião com Sema e Aiba
. Foto: Ascom Sema/GovBA
 
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, os resultados mostram que o diálogo e a parceria com a sociedade rendem “bons frutos”. “Nós temos uma excelente relação com os produtores do Oeste e isso tem facilitado para os dois lados. Ao invés da repressão trabalhamos com a colaboração, inclusive na fiscalização”, contou o secretário.
 
O gestor também destacou, que a Bahia se tornou destaque nacional ao conquistar liderança na redução do desmatamento entre os biomas Cerrado e Amazônia Legal, registrando uma queda expressiva de 63,3%, entre agosto de 2023 e julho de 2024. “Essa marca demonstra a seriedade que tratamos o tema, e quanto importante são as parcerias com a sociedade civil”.
 
O chefe de Gabinete da Sema, André Ferraro, que também esteve presente no encontro, fez questão de ressaltar a troca em relação à tecnologia usada para fortalecer as ações. “Nós e a Aiba estamos sempre vislumbrando a introdução de novas tecnologias para serem implementadas nas ações referentes ao Pacto pelo Cerrado. Esse foi um dos temas abordados no nosso encontro”, destacou.
 

Foto: Ascom Sema/GovBA
 
Durante o encontro, o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, destacou a importância da parceria inédita entre os produtores rurais e o Governo do Estado, especialmente na região Oeste. “Nunca trabalhamos tão próximos como agora. Produtores e Governo estão verdadeiramente unidos, somando esforços para enfrentar desafios e buscar soluções que priorizem uma produção cada vez mais sustentável e sempre visando o desenvolvimento do setor. Como tenho dito, esse trabalho conjunto é essencial para garantir o crescimento econômico e social da Bahia, sempre com o objetivo maior de contribuir para o bem da nossa população como um todo”, enfatizou Schmidt.
 
Assimp Aiba/Ascom Sema