Projeto Fogão do Mar é finalista do Prêmio Bahia Sustentável 2024

01 de fevereiro de 2025 às 12:48

meio ambiente/ações ambientais
No último dia 29, quarta-feira, o Instituto Perene, participou da cerimônia de premiação do Prêmio Bahia Sustentável 2024, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Em sua segunda edição, a iniciativa reforça a importância da restauração de áreas degradadas, do combate à desertificação e da mitigação das mudanças climáticas.
 

Reprodução/perene.org.br/
 
O Projeto Fogão do Mar é uma iniciativa do
Instituto Perene e esteve entre os destaques da premiação, sendo reconhecido pelo seu trabalho
em soluções socioambientais inovadoras
 
O prêmio é dividido em duas categorias principais, Ideia Sustentável e Tecnologia Social Sustentável, com quatro subcategorias: Inovação Tecnológica, Pesquisa Ambiental, Cidade e Campo. Os finalistas refletem o compromisso da Bahia com a agenda ambiental e o incentivo a soluções sustentáveis. Além de certificados e do selo ‘Prêmio Bahia Sustentável 2024’, os projetos finalistas e vencedores serão integrados ao Banco de Projetos do prêmio, o que permitirá a disseminação de suas ideias e soluções em outras localidades.
 
O Instituto Perene foi novamente reconhecido como finalista do Prêmio Bahia Sustentável, desta vez pelo projeto Fogão do Mar, que é patrocinado pela Petrobras, na subcategoria 'Campo' da categoria 'Tecnologia Social Sustentável'. No ano anterior, o Instituto Perene havia conquistado o terceiro lugar na mesma premiação, com o projeto Fogões+Eficientes, desenvolvido com o apoio da Caixa Econômica Federal. 
 
O diretor-executivo do Instituto Perene, Guilherme Valladares, expressou seu orgulho com essa conquista e reafirmou o compromisso da instituição em promover tecnologias sociais que geram benefícios concretos para as comunidades e para o meio ambiente. “Essa conquista reforça nosso compromisso em levar tecnologias sociais que geram impactos reais para as comunidades e o meio ambiente”, enfatizou Guilherme Valladares.
 
Representando o Instituto Perene no evento, a Secretária Executiva Marília Gabriella Soares destacou a importância da participação na cerimônia. “O prêmio reforça a relevância do Projeto Fogão do Mar como uma solução socioambiental eficaz. A cerimônia foi uma oportunidade valiosa para compartilharmos nossos resultados e reafirmarmos o compromisso do Instituto Perene com a sustentabilidade e a qualidade de vida das comunidades. Esse reconhecimento nos motiva a continuar ampliando nosso impacto”, afirmou Marília.
 
O evento contou com a presença do secretário do Meio Ambiente da Bahia (Sema), Eduardo Sodré, que ressaltou o compromisso do governo baiano com o reconhecimento e incentivo a projetos que promovem o desenvolvimento sustentável no estado. Estiveram presentes 
também, representantes de outras iniciativas finalistas, autoridades locais e parceiros institucionais.
 
Instituto Perene
 
Finalista do Prêmio Bahia Sustentável e terceiro lugar em 2023 e 2024, o Instituto Perene celebra esse reconhecimento especial na Bahia, onde iniciou suas atividades junto às comunidades rurais do Recôncavo Baiano. Mais que uma conquista, o selo reforça seu compromisso com a sustentabilidade e fortalece parcerias estratégicas com o Governo da Bahia e a Sema/BA, ampliando o impacto de suas ações.
 
Projeto Fogão do Mar
 

Foto: Projeto Fogão do Mar/Instituto Perene
 
O Projeto Fogão do Mar, do Instituto Perene, em parceria com associações locais e patrocinado pela Petrobras, visa melhorar a qualidade de vida das comunidades ao substituir fogões a lenha improvisados por fogões ecoeficientes. A iniciativa beneficia pescadores, marisqueiras e lavradores, além de reduzir o consumo de lenha, minimizar impactos ambientais e promover benefícios à saúde. O projeto também contribui para a revitalização de ecossistemas, combate às mudanças climáticas e fortalece a economia local, valorizando os produtos da pesca e da lavoura.
 
Sustentabilidade e Inovação
 

Reprodução/perene.org.br/
 
Na segunda fase do Projeto Fogão do Mar, a sustentabilidade foi ampliada com a introdução de biodigestores, que tratam dejetos e produzem biofertilizante, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida das famílias rurais. O projeto também promove a conservação da Mata Atlântica, com o cultivo de mudas na Reserva do Paraguaçu, em Maragogipe (BA), e a restauração de nascentes, garantindo o abastecimento de água potável, preservando a biodiversidade e ajudando na regulação climática.
 
Cultura e Tradição
 
A segunda fase do Projeto Fogão do Mar também reforça o compromisso com a valorização cultural. Serão promovidos 16 eventos tradicionais na Bahia, resgatando e fortalecendo manifestações que fazem parte da identidade local. Com um olhar amplo e integrado, o Projeto Fogão do Mar segue transformando vidas, promovendo a sustentabilidade e fortalecendo as comunidades do Recôncavo e Baixo Sul da Bahia.
 
Com o reconhecimento do Prêmio Bahia Sustentável, o Instituto Perene reforça seu compromisso com um futuro mais sustentável, onde inovação e tradição caminham juntas para transformar realidades. O Projeto Fogão do Mar, com suas ações de impacto ambiental e social, continua a fortalecer as comunidades do Recôncavo Baiano, provando que é possível construir um mundo mais verde, conservando a natureza e valorizando a cultura local. A trajetória do Instituto Perene é um exemplo de como o cuidado com o meio ambiente e a promoção de soluções sustentáveis podem, de fato, transformar vidas para melhor.
 
Escrito por Lidieth Sanchez, jornalista que escreve sobre temas socioambientais para o Instituto Perene desde 2022