O presidente Lula (PT) aparece na liderança de todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3). O levantamento aponta que Lula venceria nomes cotados para a disputa, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
Presidente Lula supera nomes como Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Gusttavo Lima, segundo projeções feitas pela pesquisa |
A pesquisa, realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, testou quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo, e os resultados reforçam a vantagem do atual presidente em relação aos adversários. No eventual segundo turno, Gusttavo Lima é quem teria menor desvantagem contra Lula, com uma diferença de seis pontos percentuais (41% a 35%). Em seguida, aparecem Tarcísio de Freitas (Lula 43 x 34 Tarcísio), Eduardo Bolsonaro (Lula 44 x 34 Eduardo Bolsonaro) e Pablo Marçal (Lula 44 x 34 Marçal).
Outros nomes também foram testados. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula venceria por 45% a 28%. Já contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), a vantagem seria ainda maior: 45% a 26%.
Rejeição e indefinição entre eleitores - O levantamento revela que, em qualquer dos cenários simulados, cerca de um em cada cinco eleitores afirmam que votariam em branco, nulo ou se abstêm de votar. Outros 3% a 4% se dizem indecisos.
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores respondem sem que sejam apresentados nomes de candidatos, 78% afirmaram estar indecisos. Entre os que se manifestaram, Lula e Jair Bolsonaro (inelegível até 2030 pela Justiça Eleitoral) aparecem empatados com 9%, enquanto Gusttavo Lima registra 1%.
A pesquisa também mediu o grau de conhecimento e rejeição de algumas figuras públicas. Lula é conhecido por praticamente todos os entrevistados e tem uma divisão equilibrada entre eleitores que dizem votar nele (47%) e aqueles que não votariam (49%). Bolsonaro, por sua vez, apresenta rejeição maior: 53% afirmam conhecê-lo e não votariam nele, enquanto 41% votariam.
Outros nomes testados foram Michelle Bolsonaro, Gusttavo Lima, Fernando Haddad (ministro da Fazenda) e Ratinho Júnior (governador do Paraná). Gusttavo Lima e Michelle aparecem empatados dentro da margem de erro, sendo rejeitados por aproximadamente 50% dos entrevistados, enquanto entre 21% e 22% disseram desconhecê-los. Haddad e Eduardo Bolsonaro são os mais rejeitados: 56% e 55%, respectivamente.
Cenários de primeiro turno - Nos cenários de primeiro turno, Lula aparece com intenção de voto entre 28% e 33%, dependendo dos nomes testados. Sem Tarcísio na disputa, Gusttavo Lima chega a registrar 18%, o melhor desempenho entre os adversários testados. O restante dos votos se distribui entre o governador paulista, Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), variando de 9% a 18% a depender da composição da disputa.
Sobre a pesquisa - A Genial/Quaest entrevistou presencialmente 4,5 mil brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os estados do país, entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento foi financiado pela Genial Investimentos, empresa do setor financeiro controlada pelo Banco Genial.
CLIQUE IMAGEM PARA CONFERIR NA REDE SOCIAL
CLIQUE IMAGEM PARA CONFERIR NA REDE SOCIAL
CLIQUE IMAGEM PARA CONFERIR NA REDE SOCIAL
CLIQUE IMAGEM PARA CONFERIR NA REDE SOCIAL
CLIQUE IMAGEM PARA CONFERIR NA REDE SOCIAL