Encerrou-se, no dia de ontem, sexta-feira (7), no Centro de Convenções de Salvador, a primeira edição do Encontro de Cooperação Bahia Saúde, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com o objetivo de compartilhar propostas para fortalecer a gestão municipal nas áreas prioritárias de saúde.
Foto: Jamile Amine/Saúde/GovBA
Durante os quatro dias de programação, o evento contou com a presença de 172 prefeitos e 415 secretários municipais de saúde, além de equipes da gestão de saúde municipal, totalizando um público de 3175 pessoas.
No último dia do encontro, centrado no tema da saúde digital, foram elaborados planos macrorregionais do Programa SUS Digital para as nove macrorregiões da Bahia, que, em seguida, foram pactuados nas 28 Comissões Intergestores Regionais (CIR) do estado.
Foto: Jamile Amine/Saúde/GovBA
“As ações destes dois últimos dias do encontro serviram para montarmos o plano de ação do programa SUS Digital, apontando o que a Bahia necessita. Com a identificação desta necessidade, vamos poder apresentá-lo ao Ministério da Saúde, que, por sua vez, irá definir o apoio”, explicou o coordenador de Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), Diego Daltro.
“A gente sai daqui com a missão de pegar esse plano que foi pactuado, leva-lo para o Grupo de Trabalho de Saúde Digital, e apresentá-lo em um painel de gestão que ficará disponível oficialmente aos municípios na segunda-feira [10]. No painel, os gestores vão ver tudo que foi planejado para a Bahia e para cada macrorregião. Isso vai ajudar muito nas nossas conversas na próxima CIB, no dia 20 de fevereiro, onde essas sugestões, construídas aqui hoje, serão analisadas, para que possamos enviar o plano de ação ao Ministério da Saúde até o dia 17 de março, que é a data limite”, concluiu Daltro.
“Estamos muito felizes com o êxito do 1º Encontro de Cooperação Bahia Saúde, uma ação que reforça o compromisso do Governo do Estado em caminhar ao lado dos nossos prefeitos e de mãos dadas com o Governo Federal, para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Aqui não tem partido e estamos todos em um único movimento em torno da melhoria não só da atenção primária da Bahia, mas de toda a política de acesso à saúde pública”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Investimentos
Na abertura do evento, na terça-feira (4), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou um pacote de investimentos de R$ 2,07 bilhões para fortalecer a saúde pública nos municípios, garantindo a ampliação da infraestrutura e o cofinanciamento da assistência. A iniciativa faz parte do Pacto Bahia pela Saúde, um compromisso firmado entre o Executivo estadual, prefeituras, entidades do setor e o Judiciário para adotar medidas concretas em prol da regionalização e qualificação do atendimento à população.
Os investimentos incluem a construção de novas maternidades, unidades básicas de saúde (UBS), centros de reabilitação e unidades de atenção psicossocial, além da ampliação do Telessaúde e do reforço na assistência farmacêutica.
Ao aderirem ao Pacto Bahia pela Saúde, as prefeituras assumem o compromisso de fortalecer suas redes de atendimento, garantindo que a atenção primária funcione bem, que a regulação seja eficiente e que os serviços contratualizados sejam executados com qualidade.
Ascom Saúde/GovBA