O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, realizou a primeira captação de órgãos de 2025, no último dia 31 de janeiro. A doadora foi uma paciente de 43 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) por ruptura de aneurisma, e a doação foi possível graças ao gesto solidário da família.
![](https://www.novoeste.com/uploads/tinymce/0.469247001739217812.jpg)
O aceite para doação é definido pela família. A CIHDOTT possui importante
papel no processo de sensibilização. Foto: Ascom HO
De acordo com João Carlos Soares, presidente da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HO), na ação foram captados o fígado e o coração, e encaminhados à Central Estadual de Transplantes da Bahia (CET), em Salvador. “No ano passado conseguimos realizar sete captações. Este número aumenta gradativamente devido ao trabalho de sensibilização para o aceite familiar, realizado pela equipe multiprofissional da CIHDOTT”, pontua.
Referência na região oeste em captação de órgãos e tecidos, o HO é uma das 17 unidades credenciadas na Bahia para realizar o procedimento. A doação de órgãos no Brasil só pode ser realizada após a autorização familiar e é regulamentada pelo Sistema Nacional de Doação e Transplante de Órgãos. As pessoas interessadas em se tornarem doadoras podem obter o registro realizando sua Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), através um sistema eletrônico gratuito, no site
www.aedo.org.br. No entanto, a decisão final da doação é sempre da família.
Ascom Hospital do Oeste (HO)