Barreiras: Parque Natural será palco da FLIB 2025

13 de fevereiro de 2025 às 17:19

literatura/FLIB
A 8ª edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib) já tem local e tema definidos. Em 2025, o evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio no Parque Municipal Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas. Com o tema "Literatura Ribeirinha: histórias e raízes", a programação promete valorizar a identidade cultural do Oeste da Bahia, destacando a relação entre a literatura e as vivências das comunidades ribeirinhas.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
Na manhã desta quinta-feira (13), representantes da curadoria do evento, instituições parceiras e demais envolvidos realizaram uma visita técnica ao Parque Natural para avaliar a estrutura e definir os espaços que irão receber a programação da Flib e da Flibinha, voltada ao público infantil.
 
Entre os participantes da visita estiveram as diretoras da Secretaria de Cultura e Turismo, Marta Juliene e Naggila Kalliny Rodrigues; o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufob, Anderson Breno; o historiador e técnico em educação da Ufob, Marcelo Figueiredo; a assessora jurídica Gleidineth Nunes; a assessora administrativa do NTE 11, Najara Câmara; a professora do Ifba, Sandra Samara; a representante da ABL, Adilma Vilela; e a diretora da Escola Mirandolina Ribeiro Macêdo, Neuraci Rosalina.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
Durante a visita, o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Júnior, apresentou as potencialidades do Parque Natural, que tem se consolidado como um espaço de lazer, educação ambiental e sustentabilidade. Ele destacou que a escolha do local dialoga perfeitamente com a proposta da Flib deste ano. "Certamente este é o melhor ambiente para realizar a Flib 2025. Hoje, o Parque Natural é um ponto de encontro dos barreirenses, um lugar de preservação ambiental, educação, lazer, com diversos equipamentos esportivos e brinquedos infantis. Está localizado no coração da cidade e pode ser amplamente aproveitado para essa edição da Flib", pontuou.
 
A proposta de levar o evento para o Parque Natural foi reforçada pela diretora de Cultura e Turismo, Marta Juliene, que destacou a importância da visita técnica para a concepção do evento. "A visita técnica realizada hoje teve como intuito observar os espaços, analisar e idealizar principalmente a Flib 2025, com a proposta de retornar ao Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha. Aqui estiveram presentes as curadorias e representantes de diversas instituições. Essa visita abre nossos olhos para a criatividade e para as inúmeras possibilidades de realização do evento", ressaltou.
 
O pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufob, Anderson Breno, que representa a curadoria da instituição, também enfatizou a importância desse momento de planejamento para garantir uma programação rica e diversa. "Nossa expectativa é que a Flib 2025 agregue, além da literatura, toda a comunidade, mantendo a sua grandiosidade. O tema deste ano dialoga com nosso território e fortalece a valorização da literatura ribeirinha. Já realizamos outros encontros de planejamento e seguimos estruturando a Flib, essa visita ao Parque Natural foi fundamental para definir estratégias e pensar uma programação atrativa para todos, incluindo atividades culturais durante a noite", disse.
 
Dircom Governo de Barreiras, Bahia