O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) está intensificando ações de fiscalização para garantir a segurança das estruturas e instalações do Carnaval em Salvador e no interior do estado. Em Barreiras, a equipe do conselho se reuniu nesta quinta-feira (13) com representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços para apresentar a metodologia das vistorias e alinhar estratégias para a realização do Barreiras Folia 2025.

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
A equipe do Crea-BA foi representada pela coordenadora de fiscalização, Michele Costa, pelo supervisor de fiscalização de Salvador e região metropolitana, Arildson Mota, e pelo supervisor de fiscalização no Oeste, Daniel Mota. Eles foram recepcionados pela subsecretária da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Cristiane Pacheco, e pelo engenheiro civil e assessor especial da Secretaria de Planejamento, Marcus Penalber, que na última terça-feira (11), acompanhou fiscalizações nos circuitos do Carnaval de Salvador para trazer boas práticas de engenharia para o Barreiras Folia. A reunião contou também com a presença do promotor de eventos, Luís Pedro.
Durante o encontro, a subsecretária Cristiane Pacheco destacou que a ação preventiva é essencial para evitar acidentes e reforçou a parceria entre a Prefeitura de Barreiras e o Crea-BA na fiscalização das estruturas do evento.
"A Prefeitura e o Crea-BA são parceiras nesse projeto, cujo principal intuito é garantir que a maior festa popular de rua seja, acima de tudo, segura para todos. Com a fiscalização preventiva e a colaboração entre as instituições, o Barreiras Folia 2025 se estrutura para oferecer uma festa segura e bem planejada, garantindo a tranquilidade dos foliões e profissionais envolvidos nesta festa que acontecerá a partir de 28 de fevereiro até 4 de março”, destacou a subsecretária.
Com o slogan "Se tem festa com alegria, conte com o Crea-BA", a equipe apresentou o Plano de Fiscalização Preventiva Integrada, que inclui inspeções em sistemas de áudio e iluminação, extintores de incêndio, instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos planos de segurança contra incêndio e pânico. Também será verificada a acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Além de Barreiras, a fiscalização se estenderá a outros municípios do interior com cerca de 35 fiscais atuando nos eventos públicos e privados. A operação teve início na última segunda-feira (10) e seguirá até o dia 28 de fevereiro, com equipes trabalhando em esquema de plantão.
A coordenadora de fiscalização do Crea-BA, Michele Costa, explicou que o objetivo das vistorias é garantir que todas as estruturas temporárias, como palcos, camarotes e trios elétricos, sejam projetadas, montadas e operadas por profissionais habilitados, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Ela também enfatizou a importância da parceria com a Prefeitura de Barreiras para o sucesso da operação.
"Nosso papel é garantir um Carnaval seguro para a sociedade, mas não temos poder de embargo ou paralisação de obras. Por isso, essa parceria com a Prefeitura é fundamental. Assim, conseguimos assegurar que todos os profissionais envolvidos na montagem das estruturas estejam devidamente habilitados e que os projetos atendam às normas de segurança", destacou.
Dircom Governo de Barreiras, Bahia