Na manhã da última quinta-feira (20), o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, e o vice-prefeito e procurador-geral do Município, Túlio Viana, receberam no gabinete da Prefeitura, os representantes do Núcleo de Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano (NAU). O encontro teve como foco o planejamento urbano e a valorização da identidade histórica da Capital do Oeste.

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
Participaram do diálogo a arquiteta e presidente do NAU, Marianne Campos, e as arquitetas Jainara Reis, Amanda Machado e Luiza Carvalho. Também esteve presente o secretário de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, Bruno Castro, responsável pela condução de projetos estruturantes voltados à modernização e preservação da identidade histórica da cidade.
Durante a reunião, foram debatidos projetos para o Centro Histórico de Barreiras, com destaque para a requalificação da área e a construção de uma passarela ligando a Orla do Cais ao Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha. O plano inclui ainda a restauração de monumentos e equipamentos públicos de relevância histórica, alinhados às diretrizes do Plano de Governo da gestão Capital do Presente e do Futuro.
As representantes do NAU reafirmaram seu compromisso com a arquitetura e o urbanismo de Barreiras, além de obter informações sobre o projeto de requalificação do Centro Histórico, apresentado à população em Audiência Pública no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. As arquitetas Luiza Carvalho e Marianne Campos, aproveitaram a oportunidade para reapresentar o projeto original, elaborado em 2018, e sugerir adaptações para sua reestruturação.
O secretário de Infraestrutura, Bruno Castro, explicou que o projeto de requalificação do Centro Histórico, elaborado com muito zelo na gestão do prefeito Zito Barbosa, será atualizado para contemplar algumas especificidades do espaço. "As atualizações buscam dinamizar os espaços e valorizar a diversidade das ruas e pontos estratégicos, como as Praças Coronel Antônio Balbino, Landulfo Alves, Bailon Boa Ventura e as ruas que conectam o Centro Histórico conforme apresentado no projeto pelas arquitetas. Seguiremos o principal objetivo do projeto, respeitando as diretrizes urbanísticas e os critérios de qualidade de vida, para que esse espaço tão importante de Barreiras seja revitalizado com excelência", afirmou o secretário.
O encontro reforçou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano sustentável e a valorização do patrimônio histórico, garantindo que futuras intervenções preservem a identidade da cidade e promovam mais qualidade de vida para moradores e visitantes. Ao final da reunião, o prefeito Otoniel Teixeira reforçou a importância da participação popular no processo de revitalização do Centro Histórico e destacou que a gestão municipal continuará incentivando o diálogo com os urbanistas.
"O cuidado com a preservação e revitalização do nosso Centro Histórico é uma pauta que consta no nosso Plano de Governo, na gestão do prefeito Zito Barbosa foi elaborado o projeto de requalificação e teve início o embelezamento das nossas igrejas históricas, da Praça Duque de Caxias e agora do Mercado Cultural Caparrosa e do casario da Sertaneja com a iluminação cênica, atestando esse cuidado que daremos continuidade. Esse é um compromisso firmado com a nossa população, especialmente com os moradores dessa área, que contribuíram para a construção dessas diretrizes durante a nossa campanha. Reafirmamos nosso compromisso com a transformação do Centro Histórico e iremos fortalecer a parceria com o NAU, garantindo que, em novos projetos, a participação dos urbanistas esteja presente para construirmos juntos uma cidade cada vez mais moderna e acolhedora," afirmou o prefeito.
Dircom Governo de Barreiras, Bahia