Barreiras: Centro de Atendimento à Mulher realiza agenda especial do Fevereiro Roxo

26 de fevereiro de 2025 às 17:35

saúde pública/covid-19
Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), promoveu uma agenda especial em alusão ao Fevereiro Roxo, campanha voltada à conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. O evento teve como público-alvo as mulheres do grupo “Unidas pela Vida”, formado por pacientes com fibromialgia, e abordou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de diversas doenças.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
Durante a programação, a enfermeira Alinne Angélica coordenou uma roda de conversa sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Já a nutricionista Larissa Carvalho ministrou uma palestra sobre o papel da alimentação no tratamento da fibromialgia, destacando hábitos que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pacientes.
 
Além das orientações, foram disponibilizados diversos serviços de saúde, incluindo ultrassonografia transvaginal e de mamas, coleta citopatológica do colo do útero, consultas com ginecologista, testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatites B e C, além de aferição de pressão arterial e glicemia com a participação de estudantes de enfermagem da Faculdade Uninassau, que auxiliaram na realização dos procedimentos.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
O Fevereiro Roxo é uma campanha voltada para a conscientização sobre doenças crônicas e sem cura, incentivando o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a promoção da qualidade de vida dos pacientes. Acompanhando de perto toda a ação, a coordenadora do CAM, Emanuela Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
Hoje estamos acolhendo as mulheres do grupo de fibromialgia ‘Unidas pela Vida’ e reforçando a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce. Também estamos promovendo a saúde ginecológica e das mamas, já preparando para o Março Lilás, que alerta sobre a prevenção do câncer do colo do útero e colorretal. Realizamos esse chamamento para a realização de exames ao longo do ano e a fibromialgia é uma doença crônica de difícil diagnóstico, essas mulheres muitas vezes enfrentam preconceitos. O CAM segue promovendo essas ações e trabalhando o calendário das cores, sempre com o compromisso de acolher e cuidar”, destacou.
 
Dircom Governo de Barreiras, Bahia