No total são 79 cartas de autoras e autores do Brasil e países como Angola, Espanha e Portugal. Com criatividade, diferentes inspirações e modos de expressão, as escritas visam a reflexão sobre sistemas de opressão que historicamente marcam as sociedades.
Em formato de e-book, a obra é organizada por Atauan Soares de Queiroz, Cacilda Ferreira dos Reis, Marilde Queiroz Guedes e Tânia Aparecida Kuhnen, todos professores por profissão e doutores nas suas áreas de atuação, com muitos anos dedicados à educação em Barreiras e região.
“A obra tem como objetivo homenagear os três autores do pensamento crítico: Paulo Freire, bell hooks e Frantz Fanon, que deixaram um legado incomensurável no campo das Ciências Humanas e Sociais”, afirmou a presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL), Marilde Guedes.
Ela acrescentou que os três tiveram grande contribuição “para o desenvolvimento do pensamento crítico e revolucionário e para as lutas sociais”. O livro é resultado de uma ação conjunta do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens e Educação (Geline/IFBA); do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Minorias e Exclusão (Marginais/UFOB) e da ABL.
“Para nós, é uma honra assumir a organização desta publicação, que busca incentivar o exercício da reflexão crítica, da imaginação, da criatividade, da escrita colaborativa e do diálogo transgressivo para a transformação social”, enfatizou Guedes.

@ Divulgação
Por Miriam Hermes, da ABL/Barreiras