A partir de segunda-feira (31), a Caravana do Bahia Sem Fogo inicia uma nova edição de ações de prevenção e conscientização contra incêndios florestais. A primeira parada será no Oeste baiano, começando por Barreiras, e o trajeto se estenderá até o dia 15 de abril, em Santa Rita de Cássia. Ao todo, a caravana visitará 12 municípios, sendo cinco inéditos no roteiro. O itinerário inclui Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Angical, Baianópolis, Cocos, Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina e Formosa do Rio Preto.

Foto: Ascom Inema/GovBA
Expandir o trajeto da Caravana visa alcançar mais comunidades vulneráveis às queimadas, promovendo a educação ambiental e o uso responsável do fogo. Nesse contexto, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a caravana se torna uma plataforma de ação integrada, reunindo o poder público, brigadistas voluntários e as comunidades na luta contra os incêndios florestais. As atividades incluirão oficinas, palestras e a distribuição de materiais socioeducativos, visando engajar a população na proteção ambiental de forma eficaz.
A mudança de hábitos em relação ao uso responsável do fogo depende de um trabalho contínuo e consistente, como destaca Daniella Fernandes, diretora-geral da Sema e coordenadora do Grupo de Trabalho Bahia Sem Fogo. "Por isso, as ações de educação ambiental precisam ser um processo constante, especialmente nas áreas com histórico de incêndios florestais", afirmou, enfatizando a importância de consolidar mudanças de comportamento a longo prazo por meio da caravana.
Em 2025, a Caravana Bahia Sem Fogo continuará seu cronograma, abrangendo novamente as quatro regiões prioritárias do estado – Oeste, Norte, Chapada Diamantina e Extremo Sul – e expandindo sua atuação para 46 municípios. A Bacia do Corrente receberá atenção especial, enquanto no Extremo Sul, a caravana ampliará seu alcance, passando de quatro para nove municípios, incluindo Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado.
O Bahia Sem Fogo é um esforço conjunto entre diversas instituições, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), o Prevfogo/Ibama, e as Secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab).
Ascom Inema/Governo da Bahia