Educadora fica com a boca gigante após usar creme dental da Colgate de modelo específico

30 de março de 2025 às 13:06

notícias/brasil 247
Uma educadora social de 45 anos enfrentou uma grave reação alérgica após usar a pasta de dente Colgate Clean Mint, que teve a venda temporariamente suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A moradora de Miracatu, no interior de São Paulo, relatou a G1  que, apesar de ter sentido a fórmula mais forte já no primeiro uso, os sintomas só apareceram cinco dias depois, causando inchaço severo, feridas na boca e dores na garganta.
 

ficou com inchada após uso do creme dental
(Foto: Arquivo pessoal)

A empresa anunciou uma mudança
na fórmula e no nome
 
Denise Correia Santiago explicou que sempre usou produtos da marca e que a nova versão foi comprada pelo marido. "De imediato, na primeira vez que eu usei, senti uma diferença na composição. Senti que era um pouco mais forte", contou. Ainda assim, continuou usando a pasta quatro vezes ao dia. "Era uma sensação de limpeza mais forte. É como se causasse uma sensação de secura. Você sente que é um produto mais forte".
 
No entanto, os efeitos começaram a surgir e se espalhar rapidamente. "Comecei a sentir uma secura na boca, aí depois apareceu uma mancha vermelha, como se fosse um queimado, só que aí esse queimado foi aumentando pela boca, ao redor, por dentro do lábio todo".
 
Na quinta-feira (27), Denise percebeu uma ferida na língua, e no dia seguinte seus lábios estavam inchados. "A feridinha que estava na língua passou para baixo, e a minha garganta estava doendo. As minhas amígdalas estavam inchadas, sensíveis e doloridas".
 
Diagnóstico e agravamento do quadro
 
Sem saber a origem do problema, ela procurou um pronto-socorro, onde recebeu injeções e medicação antialérgica. O médico a alertou sobre o risco de fechamento da glote, o que poderia levar a complicações graves.
 
Após ser liberada, voltou para casa e, sem suspeitar da pasta de dente, escovou os dentes novamente. "Comentei com a minha irmã, foi quando ela olhou e viu essa situação da Colgate. Não usei mais ela [pasta de dente]".
 
Apesar da gravidade dos sintomas, seu marido e filho usaram o mesmo creme dental e não apresentaram reações adversas. "Não pensei que uma pasta de dente pudesse causar todo esse estrago e isso porque a gente escova o dente e cospe, a gente não engole a pasta, a gente enxagua, mas causou irritação na garganta a ponto de inchar as amígdalas".
 
Resposta da Colgate e decisão da Anvisa
 
A Colgate informou que algumas pessoas podem apresentar "sensibilidade a certos ingredientes", como fluoreto de estanho e corantes. A empresa garantiu que o produto é seguro, mas reconheceu que pode haver reações individuais.
 
A Anvisa suspendeu temporariamente a venda da pasta Clean Mint após registrar 13 eventos adversos, incluindo inchaço nas amígdalas e lábios, sensação de ardência, boca seca e gengiva irritada. No entanto, a Colgate recorreu e obteve uma decisão favorável, revertendo a interdição.
 
Enquanto as autoridades avaliam os casos, especialistas recomendam que consumidores fiquem atentos a qualquer reação incomum ao usar produtos de higiene e, em caso de sintomas persistentes, busquem atendimento médico.
 
Leia a íntegra da matéria no Brasil 247: https://www.brasil247.com/