Barreiras: governo municipal recebe Caravana Bahia Sem Fogo para fortalecer prevenção a incêndios florestais

02 de abril de 2025 às 17:42

meio ambiente/incêndios florestais
A Prefeitura de Barreiras recebeu na segunda-feira (31), a Caravana do Programa Bahia Sem Fogo, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia voltada para a prevenção e combate a incêndios florestais. O encontro aconteceu no auditório da sede da Guarda Civil Municipal e contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, do secretário de Segurança e Trânsito, ten. cel. Fábio Santana, e do secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
A Caravana Bahia Sem Fogo mobiliza diversas instituições, incluindo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e as Secretarias de Educação, Segurança Pública e Saúde. O programa tem como objetivo levar informações e capacitação a comunidades vulneráveis às queimadas, promovendo a educação ambiental e o uso responsável do fogo.
 
Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a caravana integra esforços do poder público, brigadistas voluntários e comunidades locais na prevenção de incêndios. As atividades incluem oficinas, palestras e a distribuição de materiais socioeducativos para sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Também participaram do encontro o diretor de Fiscalização, Judson Almeida, o comandante da Guarda Municipal, João Oliveira, coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, representantes da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde e integrantes do Prevfogo/Ibama.
 
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a prevenção e o combate aos incêndios florestais, considerando não apenas os impactos ambientais, mas também os reflexos na saúde pública. Entre os pontos abordados, destacou-se a necessidade de parceria entre as Secretarias de Saúde do Estado e do Município para monitoramento e assistência à população exposta à fumaça das queimadas, com atenção especial a gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
A Caravana Bahia Sem Fogo busca sensibilizar jovens, adultos e crianças sobre a importância da prevenção aos incêndios florestais. Estamos iniciando hoje, em Barreiras, e vamos atuar em todo o território do Oeste com atividades preventivas”, destacou Pablo Rebelo, coordenador de Programas e Projetos da Sema. Segundo ele, as ações educativas desenvolvidas em 2024 resultaram na redução significativa dos incêndios na região, o que motivou a continuidade da operação.
 
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demóstenes Júnior, ressaltou que a maioria dos incêndios tem origem em ações humanas, como queimadas descontroladas para limpeza do solo e fogueiras mal apagadas. Ele enfatizou a importância da educação ambiental e da fiscalização para coibir essas práticas. “É fundamental o envolvimento das secretarias municipais, especialmente as de Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Saúde e Segurança Pública, junto com a Defesa Civil e demais órgãos estaduais e federais. Ações preventivas e de combate são essenciais para reduzir os impactos ambientais e na saúde da população”, concluiu.
 
Dircom Governo de Barreiras, Bahia