A Bahia te agradece Wanda Chase

03 de abril de 2025 às 17:56

pauta livre
A notícia da morte da jornalista Wanda Chase pegou a sociedade de surpresa e deixou uma grande tristeza em todos e ao mesmo tempo um sentimento de agradecimento por tudo que foi feito por esta mulher negra corajosa e competente em tudo que fez, uma verdadeira mulher do Norte, vinda do Amazonas para ajudar a mudar nossa história, sobretudo a cobertura dos temas da cultura negra e da importância dos blocos afros para a consolidação da identidade do povo baiano.
 

jornalista Wanda Chase.
Reprodução/Instagram@chase.wanda/Purepeople
 
Wanda com leveza, crítica e criatividade transformou a cobertura cultural na Bahia e no Brasil, sempre engajada nas lutas do movimento negro, nunca abriu mão das suas bandeiras e do combate ao racismo e a intolerância religiosa. 
 
Wanda é referência de profissionalismo, de militante, de ser humano que fez da sua causa de vida, a sua imagem em todas as mídias e espaços públicos deste país.
 
Wanda Chase e Glória Maria formam uma dupla que quebrou paradigmas na Televisão Brasileira. Sempre amigas, essas mulheres poderosas são responsáveis pelo surgimento de outras ‘Glórias’ e outras ‘Wandas’.
 
Wanda, você é “pele de ébano”, espelha “a luz do sol”, sua pele sobre foi a linguagem, a comunicação e a leitura sempre foi nossa, com muito, muito prazer e orgulho. Você contribuiu de forma decisiva para a alegria dessa cidade que tanto amou. Seu compromisso de apresentar a nossa cultura para o mundo fez de você uma baiana por excelência, por merecimento com a benção de todos os santos e orixás da Bahia. 
 
Vá em paz Deusa do Ébano, a Bahia te agradece. 
 
Por Ivandilson Miranda Silva, doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB e Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA. Professor. E-mail: ivanvisk@gmail.com