Aiba recebe primeira ação da Caravana Bahia sem Fogo

03 de abril de 2025 às 18:03

meio ambiente/incêndios florestais
A edição 2025 da ‘Caravana Bahia sem Fogo’ teve início com uma reunião na sede da Aiba, em Barreiras, marcando o primeiro passo do cronograma de atividades que percorrerá 46 municípios do estado entre 31 de março e 15 de abril. A iniciativa tem o objetivo de prevenir incêndios florestais e sensibilizar a população sobre a importância do combate ao fogo.
 

Foto: Assimp Aiba/Divulgação
 
A abertura dos trabalhos contou com a participação das diretoras Lizane Ferreira e Karen Machado e da equipe do Núcleo de Sustentabilidade da Aiba. “A mobilização não é só do produtor rural, mas das cidades, das comunidades, e é feita com planejamento. A Aiba já vem trabalhando em parceria com a Sema e o Inema em diferentes frentes de combate a incêndios florestais e participa do Subcomitê de Combate a Incêndios desde sua criação. O objetivo da caravana é, além de mobilizar, definir estratégias e linhas de atuação para garantir resultados concretos. No ano passado, o oeste da Bahia foi referência nacional na redução de focos de calor, e esperamos repetir esse êxito”, destacou o gerente de Sustentabilidade, Eneas Porto.

A Caravana é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e integra o Programa Bahia Sem Fogo - um esforço conjunto entre diversas instituições, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), o Prevfogo/Ibama, e as Secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab). Envolve ainda, brigadistas voluntários e a moradores, na prevenção de incêndios florestais.
 

Foto: Assimp Aiba/Divulgação
 
Iniciamos em Barreiras a primeira atividade da Caravana Bahia sem Fogo, e ao longo de quinze dias percorreremos os municípios que apresentam os maiores índices de focos de incêndios florestais no estado. No ano passado, conseguimos reduzir 9% dos focos no bioma Cerrado, e a expectativa é diminuir ainda mais este ano. Para isso, o apoio de associações e parceiros é fundamental para ampliar o alcance e a efetividade das ações”, afirmou o coordenador de Programas e Projetos da Sema, Pablo Rebelo.
 
Além de Barreiras, na região Oeste, o roteiro da caravana inclui os municípios de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Angical, Baianópolis, Cocos, Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina e Formosa do Rio Preto. Durante a programação, serão realizadas oficinas, palestras e distribuição de materiais socioeducativos.
 
Assimp Aiba