Barreiras (BA): Nota da Secretaria de Saúde sobre paciente atendido na UPA 24h Clarice Borges após sofrer queda de quadriciclo

22 de abril de 2025 às 17:55

gestão municipal/saúde pública
Diante de informações equivocadas e inverídicas que estão circulando em redes sociais, especialmente em grupos do WhatsApp e rádios da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Clarice Borges, torna público esclarecimentos importantes sobre o atendimento prestado ao paciente S. P dos S. que deu entrada na unidade na noite de sexta-feira (18), por volta das 22h55. O mesmo havia sofrido uma queda de quadriciclo e foi conduzido pelo SAMU em uma unidade básica, apresentava escoriações no rosto, mas com sinais vitais preservados.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
O paciente foi prontamente atendido pelas equipes de enfermagem e médica, e submetido a avaliação clínica completa. No momento da admissão, apresentava sinais de embriaguez e uma pontuação 13 na Escala de Coma de Glasgow – nível considerado leve, conforme os protocolos nacionais e internacionais, como o ATLS (Suporte Avançado de Vida no Trauma). Ele estava hemodinamicamente estável, sem queixas de dor ou desconforto torácico.
 
Foram realizados exames laboratoriais e administrados medicamentos sintomáticos e anti-inflamatórios. Também foi iniciada a observação neurológica por seis horas, conforme protocolos utilizados pelo Hospital Israelita Albert Einstein e o ATLS. Durante esse período, o paciente apresentou melhora clínica progressiva.
 
Às 9h do dia seguinte (sábado), após quase 11h de observação, o paciente foi reavaliado pela equipe médica. Estava lúcido, orientado, falando normalmente, com Escala de Glasgow em 15 pontos — o padrão considerado normal — e sem sintomas como dor de cabeça, crises convulsivas ou alteração do nível de consciência. Como não apresentava critérios clínicos para a realização de tomografia de crânio, foi liberado com orientações para retorno imediato em caso de piora do quadro clínico. O acompanhante, segundo relato da equipe, havia deixado a unidade durante a madrugada, e retornou apenas às 10h37 para acompanhá-lo na saída.
 
O paciente voltou a ser atendido na UPA por volta das 16h30 do mesmo dia, após apresentar rebaixamento do nível de consciência. Ele foi admitido imediatamente na Sala Vermelha, estabilizado e transferido para o hospital de referência, com indicação de avaliação por neurocirurgião.
 
A direção da UPA reforça que, conforme os protocolos médicos vigentes, a observação mínima recomendada para casos de traumatismo craniano leve é de seis horas — tempo que foi excedido no caso, com quase 12 horas de permanência. Não houve registro de sinais clínicos que justificassem exames de imagem durante esse período. 
 
A unidade destaca ainda que, em casos de trauma craniano, alguns sintomas podem se manifestar de forma tardia, até mesmo dias ou meses após o impacto inicial, como ocorre em situações de hematoma subdural. Por fim, a Secretaria de Saúde reitera que as equipes da UPA 24h Clarice Borges seguiram todos os critérios técnicos estabelecidos por protocolos nacionais e internacionais no atendimento ao paciente.
 
Dircom Governo de Barreiras, Bahia