Com o segundo maior volume de produção de peixes de cultivo da Bahia em 2024, Barreiras consolida sua posição de liderança no setor e avança em direção a um novo patamar com a construção da Unidade de Beneficiamento de Pescado, na localidade de Baraúna. Foi nesse cenário que a Prefeitura realizou, nesta quinta-feira (24), o 4º Workshop de Piscicultura, reunindo produtores, estudantes, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas que integram a cadeia do pescado no Oeste baiano.

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
A iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, integra a programação de Páscoa da Prefeitura de Barreiras e tem o objetivo de ampliar o conhecimento técnico, fomentar boas práticas e fortalecer a cadeia produtiva do pescado no município. A edição deste ano contou com palestras, estações demonstrativas e visitas técnicas, abordando temas como qualidade da água, nutrição, manejo, sistemas de bioflocos e outorga de uso da água.

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
A abertura foi realizada pelo prefeito Otoniel Teixeira; o secretário da pasta, Joaquim Neto; e representantes da Bahia Pesca, CAR, Sebrae, ADAB, Sindicato dos Produtores Rurais, cooperativas de pescadores e agentes financeiros. Teixeira destacou que a nova unidade de beneficiamento — com apoio dos governos municipal, estadual (via Bahia Pesca e CAR) e federal (por meio da Codevasf) — será um divisor de águas para o setor na região. “Esse projeto vai potencializar a produção, gerar renda e garantir que o pescado chegue à mesa dos brasileiros com mais qualidade. Também vamos ampliar a presença do pescado na merenda escolar, beneficiando mais de 25 mil alunos, e nas unidades de saúde do município”, afirmou.
O presidente da Bahia Pesca reforçou o papel estratégico da nova estrutura. “Barreiras está prestes a se consolidar como o maior produtor baiano de pescado. Essa unidade será a âncora para transformar a região em um dos principais polos do país, e estamos prontos para construir essa trajetória em parceria com o município”, afirmou.

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
Foto: Dircom GovBarreiras/BA
Renda, inclusão e tecnologia
O coordenador regional da CAR, Rafael Guimarães, também enfatizou o impacto da nova unidade de beneficiamento. Segundo ele, a estruturação desse tipo de equipamento gera empregos qualificados, movimenta a economia local e inclui produtores que antes atuavam sem regularização ou apoio técnico. “Agora eles terão acesso ao mercado de forma legal, com valor agregado e mais renda”, disse.
Já o secretário Joaquim Neto reforçou o compromisso da Prefeitura com a qualificação técnica e a inovação. “É um momento importante de escuta e troca. A piscicultura está crescendo em Barreiras com base em conhecimento, tecnologia e organização”, afirmou. Segundo dados da Secretaria, dentre as principais espécies cultivadas no município estão tilápia, tambacu, pirarucu, tambaqui, carpa, pintado e surubim.
Dircom Governo de Barreiras, Bahia